terça-feira, 24 de setembro de 2013

A preparação da viagem.

Eis então que é chegado o momento de preparar a viagem… e, há medida que se tratava de um pormenor, logo surgiam novas questões que necessitavam de ser resolvidas.

Primeiro que tudo, foi necessário tratar dos passaportes e respectivos vistos, pois é necessário visto para entrar em Cabo Verde.

Assim foi… com os passaportes na mão lá fomos à embaixada de Cabo Verde, solicitar os nossos vistos. Solicitar, Pagar e esperar que os mesmos fossem passados.

Depois, tratar da viagem propriamente dita. Ou seja, dos voos. E, de grande ajuda foi a MJ com os seus conhecimentos em agências de viagens, pois não é fácil explicar que vão 2 e regressam 3, sendo que pouco ou quase nada sabemos do 3 passageiro. E que as datas dos voos podem ter que sofrer algumas oscilações/ variações temporais, pois podia ser necessário passar mais uns dias numa ilha do que o inicialmente previsto.

Mas toda a gente foi muito compreensiva e prestável, de modo a que tudo pudesse ficar tratado, e com isso livrarmo-nos de mais uma dor de cabeça.

E o fazer das malas?

Tirando o facto de irmos para um país tropical no início de Outubro, que facilmente se resolve com mais ou menos casaco, t-shirt e calções, não vos passa pela cabeça a dificuldade que foi em escolher que roupa levar para a criança.

Quem tem um pouco de experiência com crianças sabe que o que diz a etiqueta nem sempre corresponde à realidade.

E quando só sabemos que ela tem 22 meses? E, só vimos 2 ou 3 fotos?

Sei que foi um exercício de adivinhação. E dos grandes. Ora se levava roupa maior, pois pela foto ela parecia bem grande e cheiinha, ora se colocavam roupas mais pequenas pois “imagina lá que ela é menor do que parece?”

Dos sapatos nem quero falar, pois foi quase tudo ao lado. O que vale é que ela trouxe uns, que deram para o gasto até chegarmos a Lx.

E tudo o que mais possam imaginar, pois não foi fácil encaixar tudo em 2 malas :P

Além disso, sabem o stress que é andar de malas às costas, de escala em escala, até ao destino final…

E do alojamento?

Foi procurar e procurar… e, deixar algumas das coisas na mão dos contactos que possas ter, nomeadamente dos teus advogados.

Assim foi… 1 dos hotéis foi relativamente fácil tratar pois era da ilha destino, e sabíamos quantos dias lá íamos ficar. Chegar 3 dias antes, para nos podermos instalar e conhecer a menina, ida a tribunal e arrancar para a ilha principal, onde se iria tratar das papeladas da criança (passaporte, visto, etc e tal), por isso uns 5 dias deveriam ser suficientes. E, só existia um Hotel/ resort naquela ilha ;)

O outro ficou completamente na mão da nossa advogada, que fez um trabalho excelente.


O 3º poiso foi a casa de uma Grande Amiga… o ombro que nos apoiou quando as coisas estavam negras e que sempre nos deu muita força… Em todos os momentos do longo processo, e ainda hoje… Mas isso será alvo de outro post, pois ela merece!

1 comentário:

  1. Cada vez que leio estes relatos...caiem-me lágrimas....
    Isto faz-me relembrar cada passinho da minha historia de adoção da minha filha mais nova.
    E isso de preparar a viagem...foi algo tão especial. No dia que embarquei...senti mesmo, estou a viver a viagem da minha vida!
    Patricia

    ResponderEliminar